[08-09-2015]
ANDRÉ SILVA – Palestrante – Email: andre@palestranteandresilva.com.br
Ao longo de minha experiência como profissional de vendas e palestrante, constatei que para obter sucesso não basta simplesmente querer ou ter vocação, é necessário ter uma atitude diária de muita persistência e concentração nos objetivos.
É indispensável eliminar os pensamentos destrutivos, blindar-se contra o negativismo externo e ter capacidade de transformar o seu modelo mental em crenças positivas. Existem seis destruidores de atitudes positivas que podem tirá-lo do sucesso profissional em vendas, seguem eles:
- Conversas improdutivas – Talvez você já tenha se deparado com a seguinte cena: você acordou feliz, com astral elevado, entusiasmado, com vontade de bater suas metas e um “urubu” de plantão colocou você para baixo. Ele comentou sobre a crise do mercado, das metas que estão muita acima do atingível e dos clientes que só querem preço. Então, você começou a pensar na possibilidade de tudo isso ser uma verdade. Horrível, concorda? Nestes casos, seja surdo para essas pessoas e afaste-se o mais rápido possível. Foque nas prioridades e só pare quando atingir a meta do dia.
- Pensamento negativo – Anote todos os pensamentos que não agregam positivismo e segurança. Carregue sempre um bloco de anotações e deixe fluir tudo que vier na sua mente. Após determinado período, é importante que você analise o documento e veja o que de fato é essencial e saudável para a sua evolução profissional. Esse simples exercício vai esvaziar a sua mente tornando-o mais positivo e criativo nas suas vendas.
- O poder da dúvida – Será que eu consigo bater esta meta? Será que este cliente vai me atender? Será que tenho potencial? Será que vou fechar este negócio? Toda vez que isto acontece, a sua autoconfiança fica abalada e a autoestima fica prejudicada. Mesmo que você não acredite, diga que vai conseguir. Chegará o momento que você vai acreditar, o universo também e o cliente mais ainda.
- Aborrecimentos desnecessários – Ao sair de casa, caso algum carro corte a sua frente, respire fundo e não buzine. Pronto, você venceu o primeiro obstáculo do dia. Talvez você não receba um bom dia dos colegas ou da chefia. Porém, tente manter o equilíbrio, afinal, eles é que estão em um dia ruim e não você. Se o cliente for ríspido e deselegante, seja educado e cordial, nada deve vencer a diplomacia. E, ao chegar em casa, não descarregue sua tensão na esposa e nos filhos. Reserve quinze minutos para desopilar e aproveite para amar a sua família.
- Cuidando da ansiedade – um pouco de ansiedade é importante, pois não deixa você na zona de conforto. No entanto, em doses exageradas prejudica os seus contatos comerciais, já que você demonstra que está precisando da venda. E o pior de tudo é que o cliente acaba sentindo. SEGREDO: venda sem vender. Pergunte para entender, atenda para satisfazer e só por último venda.
- Imediatismo – Se você investir no cliente pensando somente em vender, provavelmente ele será seu cliente uma única vez. Ao invés disso, sempre procure se interessar de coração e ajudar o seu cliente a obter sucesso com os seus produtos e serviços. Você não terá um cliente e sim um fã, é isso que você procura? Qual dos dois você acha mais importante?
Não permita que suas atitudes sabotem o seu sucesso e nem deixe que as pessoas tirem o brilho dos seus olhos dizendo que você não vai conseguir. O que você vai fazer para não deixar que as atitudes internas e externas destruam os seus resultados?
André Silva – Palestrante que gera ideias para motivar e vender