[26/03/18]

Idealizada nos anos 1980, a série de conferências TED se tornou um fenômeno com a popularização da internet. Ministradas por políticos, artistas e especialistas reconhecidos internacionalmente, algumas palestras se tornaram verdadeiros “virais”. O vídeo mais visto de todos os tempos no site já acumula mais de 38 milhões de visualizações. Nele, o consultor britânico Ken Robinson fala sobre a importância de considerar a criatividade uma das prioridades na formação de qualquer profissional e cidadão. Os temas das palestras mais assistidas do TED são bastante diversos. O “cardápio” inclui conversas ágeis e envolventes sobre assuntos como linguagem corporal, motivação, felicidade, liderança e muitos outros.
Nº de visualizações: 38,5 milhões.

Palestrante: Ken Robinson, especialista em criatividade e ex-líder do comitê de educação e cultura do Reino Unido.
Tema: Embora a criatividade seja tão relevante quanto a alfabetização, o sistema educacional da maioria dos países investe pouco na formação de espíritos inventivos. Neste vídeo, Robinson descreve os três princípios por trás de um pensamento original, e dá uma razão convincente para incluir a criatividade entre as prioridades para o desenvolvimento de todo profissional e cidadão.
Nº de visualizações: 33,2 milhões.

Palestrante: Amy Cuddy, professora na Harvard Business School e especialista em psicologia social.
Tema: A linguagem corporal é um ingrediente sutil, porém extremamente importante para as relações interpessoais. Nesta palestra, a professora Cuddy mostra como a posição de pernas, braços e outras partes do corpo interferem na forma como somos vistos pelos demais – e até como vemos a nós mesmos. As chamadas “poses de poder”, diz ela, aumentam o nível de testosterona e cortisol no cérebro e podem nos transformar em profissionais mais confiantes e bem-sucedidos.
Nº de visualizações: 26,5 milhões.

Palestrante: Simon Sinek, professor na Columbia University e autor do livro “ Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”.
Tema: Liderar e inspirar pessoas não é uma tarefa fácil – ainda mais durante uma crise. Neste vídeo, você conhecerá táticas eficazes para influenciar uma equipe, que vão de um método chamado “círculo dourado” e ao uso estratégico da pergunta “Por quê?”. Para enriquecer sua aula sobre liderança, o palestrante traz exemplos reais que vão de Steve Jobs a Martin Luther King.

Assista no youtube e inspire-se!